Press Release
 
MAIOR FEIRA CATÓLICA DA AMÉRICA LATINA ACONTECE ENTRE OS DIAS 1 A 4 DE JUNHO DE 2018 NO EXPO CENTER NORTE, EM SÃO PAULO.

A ExpoCatólica se destaca por ser o grande encontro do continente Sul Americano a reunir fabricantes e atacadistas que trabalham com livros, artigos religiosos, material de uso litúrgico, móveis e equipamentos para igrejas, turismo religioso e prestadores de serviços para entidades católicas. O evento acontece de 1 a 4 de junho no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo-SP.

Realizada paralelamente a NATAL SHOW – 9ª Feira de Artigos de Natal, Decoração e Presentes, a 13ª edição da ExpoCatólica contará com aproximadamente 245 expositores, sendo em torno de 120 deles focados em produtos ou serviços para o público católico. Juntos, os eventos deverão receber cerca de 35 mil visitantes durante os quatro dias de Feira. Padres, bispos, religiosos (as) e leigos que trabalham para as mais de 200 mil igrejas católicas espalhadas pelo Brasil são atraídos pela ExpoCatólica, mas se beneficiarão dos expositores da Natal Show que oferecem produtos e decoração natalinos.

Reconhecida por sua característica de geração de negócios e pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos, a Feira é o momento ideal para concretizar parcerias, trocar experiências e conhecer as novidades de empresas nacionais e internacionais que lançam produtos na Feira a preços especiais.

A ExpoCatólica surgiu em 2003 quando a Promocat Marketing Integrado lançou seu primeiro produto que viria a se tornar um grande sucesso internacional, alcançando seu auge em 2013 quando foi convidada pela organização da Jornada Mundial da Juventude, encontro que aconteceu no Rio de Janeiro naquele ano entre o Papa Francisco e mais de 3 milhões de jovens do mundo todo, para ser parte integrante desse grande evento. Este modelo de Feira tornou-se exemplo no segmento que abastece a Igreja Católica e passou a ser reproduzido na Colômbia, Argentina e México. Na Europa, a ExpoCatólica tem parceria com a Koinè, maior evento profissional do segmento católico no mundo, que acontece em Vicenza, na Itália. É essa parceria que possibilita trazer produtos de vários países para os visitantes da ExpoCatólica.

A Feira também foi estrategicamente desenvolvida para atender as demandas de lojistas do setor, embora originalmente atendia ao público final com atividades pastorais. O evento se tornou exclusivo para a promoção e o fomento dos negócios entre produtores, comerciantes e igrejas, por isso passou a focar no atendimento direto aos padres, bispos, diáconos e religiosos (as) no que se refere a lançamento de produtos, seminários e palestras com temas relevantes para todos.

O visitante pode se informar sobre tudo o que acontece no mercado de produtos e serviços para igrejas e saber mais sobre os principais destinos do turismo religioso no Brasil e de outros países. A Feira se adaptou para o formato de negócios entre os elos da cadeia de abastecimento, colocando produtores e distribuidores em contato direto com igrejas e lojas especializadas e ampliando o número de compradores lojistas com a parceria com a Natal Show que já recebe, em média, 15 mil desses compradores em suas edições. Segundo Kiara Castro, Diretora da ExpoCatólica, esse formato “potencializa a comercialização dos produtos católicos em outros segmentos, como as lojas de presentes e decoração que visitam a Natal Show”. Antes a Feira também apresentava Congregações Religiosas que participavam apenas como expositoras institucionais. “A ExpoCatólica focará apenas na promoção dos produtos católicos e na ampliação da cadeia de distribuição. Ações de cunho pastoral que aconteciam na Feira foram transferidas para outros eventos da Promocat”, completou Kiara.

Nesta 13ª edição a ExpoCatólica continua realizando Congressos e Seminários voltados para a gestão de igrejas, como o CONADIZ – Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha, já na sua 4ª edição, e o RECIPAR - Seminário de Secretaria Paroquial, edição São Paulo. A novidade neste ano fica por conta da Praise Conference SP, evento voltado para a criatividade na comunicação católica e do 3º Encontro da Indústria de Artigos Religiosos, que acontece em auditório aberto a todos os visitantes da Feira.

Os números de visitantes da ExpoCatólica impressionam. O Brasil é representado por todos os estados e o Distrito Federal. Mais de 20 países, como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, França e Reino Unido também já foram representados com visitantes nas edições passadas do evento. No total, a Feira recebeu em média 35 mil visitantes nas 12 edições anteriores sendo 30% exclusivamente voltados para realizarem negócios, como lojistas e administradores de igrejas do Brasil e do exterior. E é esse o público que a ExpoCatólica receberá a partir dessa 13ª edição. O restante, cerca de 25 mil pessoas, visitavam a Feira motivados pelas ações pastorais trazidas nas edições passadas, como Missas e Shows católicos que deixaram de existir no evento.


ExpoCatólica na Mídia

Amplamente divulgada, a Feira teve também grande cobertura da mídia espontânea. O evento já teve edições reportadas nos principais canais de televisão, como os telejornais das TVs Cultura, Band, SBT, Rede TV! e Globo, que reportou em telejornais locais como o SPTV e Bom dia São Paulo, e nacionalmente como o Jornal Hoje e o Jornal Nacional.

Nas Rádios a Feira também acumula divulgação em inúmeros veículos, entre eles, 141 veículos com repercussão nacional através da Rede Católica de Rádio e veículos seculares, parte desses na cidade sede do evento, São Paulo, como as Rádios América e Nove de Julho, da Igreja, e CBN e Jovem Pan que já cobriram edições do evento.

A mídia espontânea chegou a 65 mil segundos na edição passada, motivando que as matérias produzidas recebessem cerca de 360 downloads no Site do evento. Na assessoria de imprensa, 98 veículos foram credenciados na edição de 2017, entre eles, blogs, TVs, Youtubers, revistas e sites especializados.

Nas Redes Sociais o impacto da ExpoCatólica também tem grande destaque. Na edição de 2017 houve um aumento de 56% no número de seguidores em relação ao período de divulgação do evento de 2016. Foram mais de 700 mil pessoas atingidas pelos conteúdos digitais. Dessas, mais de 13 mil migraram para o Site da Feira através das Redes Sociais somente nas semanas que antecederam o evento.



Serviços:
ExpoCatólica 2018 – Feira de Livros, Artigos Religiosos, Material para Liturgia, Móveis e Equipamentos para Igrejas.
Local: Expo Center Norte – São Paulo, SP / Rua Bernardo Pinto, Vila Guilherme.
Data: de 1 a 4 de junho de 2018
Horários: das 10h às 19h.
Eventos Simultâneos: Natal Show, CONADIZ e RECIPAR SP
Contatos: Promocat Marketing – (12) 3311 0665 / (12) 99733 4209
Email: jornalismo@promocat.com.br
Site: www.expocatolica.com.br
Facebook: /expocatolica
Instagram: @expocatolica
Twitter: @expocatolica





Data: 11/05/2018