Press Release
 
EXPO PARQUES E FESTAS E NATAL SHOW: EMPRESAS COMEMORAM REALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS E CONQUISTA DE NOVOS CLIENTES
RESULTADOS POSITIVOS E AUMENTO DA VISITAÇÃO REFLETEM RETOMADA DO OTIMISMO NA ECONOMIA, NA AVALIAÇÃO DOS ORGANIZADORES.
Foram encerradas nesta segunda-feira, 29 de maio, as feiras simultâneas Expo Parques e Festas – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Parques, Buffets E Festas e Natal Show – 8ª Feira de Artigos de Natal, Decoração e Presentes, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com uma visitação de mais 30.000 compradores, profissionais do setor e autônomos que já trabalham ou querem iniciar um negócio no segmento de festas, doces e decoração natalina, as feiras foram consideradas um sucesso por expositores, visitantes e organizadores (veja depoimentos ao final deste release).

Para Lúcia Cristina de Buone, gerente de Negócios da Francal Feiras, esse crescimento é um reflexo que o Brasil está reagindo à retração econômica dos últimos anos. “Os empresários, tanto expositores quanto compradores, querem que o País volte a crescer. Neste sentido, as feiras contribuíram significativamente para os negócios dessas empresas ao longo de todo o ano”.

Isso porque a Expo Parques e Festas oferece um amplo mix de produtos e serviços – de doces, forminhas e artigos de decoração e entretenimento até playgrounds e brinquedos eletrônicos – para lojistas, donos de buffets, compradores corporativos e profissionais autônomos atualizarem seus estabelecimentos e atenderem a demanda de seus clientes. Ao mesmo tempo, a Natal Show reúne os lançamentos em decoração natalina das principais marcas fornecedoras do País, e permite que o varejo se antecipe com as novidades e tendências para abastecer o mercado nas festas de fim de ano.
A extensa programação, voltada não só para atualização dos profissionais do setor de festas, mas também para empreendedores que buscam novas fontes de renda ou um complemento do orçamento doméstico, é outro fator do aumento da visitação da feira, na avaliação dos organizadores.


Negócios

Uma amostra da relevância das feiras para os negócios do setor foi observada nas Rodadas de Negócios, que colocou frente a frente 22 empresas expositoras da Expo Parques e Festas e do salão integrado The Candy com 15 compradores selecionados e convidados pela organização.
As 106 reuniões, pré-agendadas e realizadas num ambiente reservado fora dos estandes, projetaram vendas de R$ 8,3 milhões para os próximos 12 meses – média mensal de R$ 46 mil por empresa participante.
Para a Hiper Festa, de Goiânia, a experiência de participar da Rodada de Negócios na Expo Parques e Festas e The Candy Show foi extremamente positiva. A rede tem 33 lojas próprias e 14 franquias presentes em oito estados brasileiros, no ramo de artigos de festas, alimentos e decoração. “Viemos buscar novidades e tendências. Demos início a várias negociações e marcamos visitas para dar continuidade depois da feira”, revela José Neto, um dos sócios da Hiper Festas.
Lojistas que vieram à feira na intenção de ampliar o mix de produtos de seus estabelecimentos – como A Feira das Festas e a Maria Chocolate, ambas de Belo Horizonte/MG – garantem que encontraram aquilo de que precisavam. “Foi muito interessante e positivo. Estou levando uma bagagem nova para Belo Horizonte”, diz a diretora Telma Rolim, da A Feira das Festas.
Outras empresas, como a paulistana Bom Baiano, pretendem abrir novas lojas e enxergaram no segmento de festas uma oportunidade para isso. O comprador da empresa, Narcelio Dias, considerou sua participação nas Rodadas muito oportuna e fundamental para estudar o mercado. “As Rodadas de Negócios foram essenciais para nos aproximarmos dos fornecedores. Após a feira, já temos várias visitas agendas”, afirma.


Formação profissional

A Expo Parques e Festas, The Candy Show e Natal Show dedicaram 127 horas para a atualização e capacitação profissional dos visitantes, tanto para quem já atua no segmento, quanto para aqueles que pretendem ingressar no mercado com pequenos empreendimentos.
As feiras começaram com um happy hour especial com o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, que ministrou palestra sobre empreendedorismo. As Oficinas de Confeitaria, Mostra de Decoração de Mesas de Festas, Workshop de Maquiagem Artística e Efeitos Especiais e, o Seminário Nacional de Arte com Balões foram fundamentais para quem quis se aprimorar ou mesmo aprender as mais modernas técnicas em confeitaria, animação e decoração de festas.
Do mesmo modo, o Fórum Adibra da Indústria de Parques Temáticos e FEC’s, o Seminário de Buffet Infantil, o Encontro Nacional de Animadores Infantis e o Encontro da Indústria de Artigos Religiosos cumpriram sua função de trazer a atualização profissional e promover o em seus respectivos segmentos.


Copa Cake

Um dos momentos mais movimentados da Expo Parques e Festas e The Candy Show ficou por conta das duas finais da primeira edição da Copa Cake, concurso criado para valorizar e dar visibilidade aos novos talentos da confeitaria. No dia 26, os oito concorrentes da categoria Bolo Clássico finalizaram suas produções ao vivo, diante do público e da comissão julgadora, formada por renomados profissionais: Samira Ghannoum, Marcia Acácio, Juliana Andreazi, Ana Costa, Rafael Barros e Mara Cake.
Desta etapa, saíram vencedoras Katheline Lumy Baruel e Camila Ramos, com o primeiro e segundo lugar, respectivamente. No dia 27, aconteceu a final da categoria Bolo Livre, na qual se consagraram campeãs Maria Paula Stuppiello e Barbara Buonanno. Todas elas receberam medalha, prêmio em dinheiro, certificado e brindes dos patrocinadores. A Copa Cake já está confirmada para 2018 com quatro categorias e muitas outras novidades.


Confira o depoimento dos expositores:

“Estamos bem contentes em relação ao desenvolvimento da feira. Percebemos que o mercado reaqueceu pelo interesse das pessoas, pelo volume de compras. Não temos do que reclamar. Montamos um estande bem bonito, que chamou atenção”.
Paulo e Miguel Simões, diretores da Luz e Forma

“A feira é um pontapé inicial do Natal. Cada ano que passa, percebe-se a consolidação do evento e quando as pessoas pensam na data religiosa, automaticamente associam à Natal Show. A feira é um grande acontecimento, dita tendências para as festas de fim de ano”.
Pierre Sarruf, diretor do Rei do Armarinho

“O movimento do primeiro dia surpreendeu e sentimos os compradores motivados. Trouxemos muitas novidades para a feira e ajustamos os preços. Com isso, tivemos um resultado positivo e fizemos contatos com novos clientes.”
Iula Pereira, arquiteta e decoradora da IM Streck

“Sempre participamos da feira e iremos voltar ano que vem para prospectar novos clientes”,
José Garcia , gerente de Vendas da Editora Loyola

“A feira foi ótima! Tivemos resultado melhor do que ano passado e captamos novos clientes.”
Cássia Dutra, diretora-executiva do Grupo Yangzi

“Senti a feira melhor do que no ano de 2016. Conseguimos prospectar novos clientes”.
Caroline Calheira, auxiliar de Administração da Bela Flor

“A feira foi positiva para fazer novos contatos e ampliar a divulgação da marca.”
Luis Brancher, diretor de Marketing da Cromus

“Achei a feira ótima. O resultado foi superpositivo e superou nossas expectativas.”
Eduardo Duarte, coordenador de Feira da Zein Importadora

“A feira e a visitação foram boas. Prospectamos novos clientes, mas como somos fabricantes e a feira foi próxima ao Dia das Mães, não recebemos muitos pedidos de reposição.”
Felipe Nunez, gerente Geral da Cristaleira Bruxelas

“Nossa participação foi bastante positiva. Recebemos mais de 1265 visitantes antes do término da feira. Os interesses são em consultoria, que é gratuita e prestada em sete áreas, nos cursos de gestão e técnico, além de confeitaria e chocolateria, que prestamos com outros parceiros”.
Sandra Fiorentini, consultora de Negócios do SEBRAE

“A feira é uma grande oportunidade para se conhecer o mercado. Este é o segundo ano que participamos e nosso principal objetivo era entender como podemos inserir nossos produtos no cenário de festas. Vejo que alcançamos nosso objetivo e acabamos gerando a curiosidade e aguçando a criatividade pelos itens da marca”.
Gisele Húngaro, analista de Trade de Marketing da Dori

“É nossa primeira experiência na feira e estamos impressionados e encantados por vários motivos: pelo entusiasmo, pela alegria e festividade do público, pois muitos trouxeram a família e crianças. Outro ponto que chamou atenção foi o fato de que os visitantes vêm para efetivar a compra. Com certeza voltaremos no próximo ano”.
Marciela Mafaciolli, gerente Comercial Região Sul da Florestal

“A feira foi uma oportunidade de nos aproximarmos do público de festas e eventos, e inserir a nossa marca nesse mercado tão importante no Brasil, que movimento 16 bilhões por ano. O objetivo foi apresentar aos visitantes que o chocolate da Cacau Show pode fazer parte de diversas ocasiões”.
Bruna Aragon, consultora de Canais de Vendas da Cacau Show

“Esta foi a nossa primeira participação na feira, como também na Rodada de Negócios e Oficina de Cake Pops, e ficamos muito satisfeitos com a organização. Recebi clientes da capital, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, fizemos bons contatos com os lojistas, boas prospecções e fechamos bons negócios”.
Diretor Comercial Fernando Greco da Dos Lembas

“A feira é muito importante para a Sulamericana, pois reúne os maiores players do segmento. Nós aproveitamos a oportunidade para lançar as fantasias dos grandes filmes, como Mulher Maravilha e Liga da Justiça, além da linha Sula Pet e a novidade nas embalagens de realidade aumentada. Em ano de crise, este mercado cresce devido ao aumento das festas realizadas em casa e percebemos um acréscimo considerável nos pedidos durante a Expo Parques e Festas. Ninguém deixa de comemorar o aniversário do seu filho e as fantasias completam o ambiente”.
Kiko Smitas, diretor da Sulamericana Fantasias

“Esta edição foi a melhor de todas. Batemos o recorde de negócios já realizados. Recebi clientes de Portugal, Peru, Argentina, Portugal e Paraguai. A nossa proposta foi mostrar aos clientes como eles podem usar os produtos da marca. A Francal tem nosso total apoio e na próxima edição estaremos com estande ainda maior”.
Renato Julião, presidente da Artlatex

“O grande volume de vendas de algumas linhas nos surpreendeu, pois superaram nossas expectativas. Fechamos muitos negócios e abrimos novos canais. Considero nossa participação superpositiva e estaremos de volta na próxima edição”.
Roberto Vinicius Aghazarian, gerente de Marketing da Festcolor

“Considero a participação na feira positiva. Realizei ótimas prospecções, pude rever muitos clientes e fazer novos também. Tivemos procura acima da média pela atração principal do estande”.
Gilmar Goerck, diretor da Imply Tecnologia Eletrônica

“A nossa participação aqui na feira é cada vez melhor. Fechamos muitos negócios e temos várias prospecções. Este ano, procuramos ousar na quantidade de brinquedos, e fomos o maior estande no ramo de eletrônicos”.
David Gaspri, sócio-diretor da Nogueira Brinquedos

“Tenho 20 anos de experiência no mercado internacional e posso afirmar que esta foi a melhor participação em feira da minha vida, por conta do nível de engajamento dos compradores que estão atentos aos conceitos aqui apresentados. A Expo Parques vai deixar saudades, espero logo pela próxima edição”.
Itamar Silva , Managing Director da Balões Qualatex

“A participação foi boa, superou as nossas expectativas. A organização está de parabéns pelo evento. Recebemos clientes de todo Brasil e fechamos bons negócios. Apesar da situação difícil do País, a resposta da feira foi muito positiva”.
Carlos José Fernandes, diretor Comercial da Balloontech

“Sempre é bom divulgar nossos produtos. Fizemos novas parcerias com representante e clientes.”
Fábio Ramos, proprietário do Tema Festas

“A feira alcançou nossa expectativa e ficamos muito felizes com o resultado positivo. O cantor MC Gui compareceu ao nosso estande e o deixou bastante movimentado. Fizemos bons negócios e conquistamos novos clientes.”
Amanda Mendes e Fabiana Mendes, diretoras de Vendas e Comercial da Dusterfestas

“A feira foi boa. Fizemos contatos com novos clientes e recebemos bons pedidos”.
Henrique Anversi, diretor da Neoplas

“O resultado foi positivo e atendeu a nossa expectativa. O período em que a feira foi realizada (mês e horário) foi excelente”.
Frederico C. Pinto Junior, gerente Comercial do Mundo Bizarro

“Apesar do momento que estamos vivendo, os visitantes estão bastante receptivos e os ânimos estão voltando. Nos dedicamos fazendo pesquisa de mercado e selecionando com cuidado cada produto para oferecer o melhor, e tudo isso se refletiu em aumento de público e em vendas na feira”.
Samira Giorgi, diretora-executiva da Lunne Import

“É o quarto ano que participamos e a feira sempre agrega. Recebemos visitantes de todo Brasil e aumentamos a nossa carteira de clientes. No estande sempre procuramos trazer novidades para mostrar de forma criativa como podem ser utilizados”.
Érika Senna, gerente Comercial da Distribuidora Madu

SERVIÇO:
EXPO PARQUES E FESTAS 2017 – 11ª FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PARQUES, BUFFETS E FESTAS
Salão Integrado: The Candy Show – 4º Salão e Oficinas de Doces, Confeitos e Snacks
NATAL SHOW 2017 – 8ª FEIRA DE ARTIGOS DE NATAL, DECORAÇÃO E PRESENTES
Realizadas de 26 a 29 de maio, no Expo Center Norte
Promoção e organização: Francal Feiras
Parceiros EXPO PARQUES
Membro da: IAAPA – The International Association of Amusement Parks and Attractions
Apoio: ADIBRA (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil) e ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e Setor de Sorvetes
Parceiros NATAL SHOW
Apoio: ABRAFAVE – Associação Brasileira dos Fabricantes de Velas
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.expoparquesefestas.com.br / www.feiranatalshow.com.br



Data: 01/06/2017

Mais informações para a imprensa:
Jota Silvestre
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com
55 (11) 5908-8214
redacao.jota@ppagina.com
Jornalista responsável: Luiz Carlos Franco (MTb 10993)