Press Release
 
FRANCAL 2017 MARCA INÍCIO DOS NEGÓCIOS DA MELHOR TEMPORADA DE VENDAS DO ANO
AGORA NO EXPO CENTER NORTE, A FEIRA DO VERÃO BRASILEIRO APRESENTA AS COLEÇÕES DE VERÃO DAS PRINCIPAIS MARCAS DO MERCADO, QUE CHEGAM A FICAR ATÉ NOVE MESES NAS VITRINES DAS LOJAS BRASILEIRAS.
Principal plataforma de lançamentos das coleções de verão para a indústria e o varejo de calçados, bolsas e acessórios de moda a FRANCAL – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, a Feira do Verão Brasileiro, representa o início da temporada de negócios mais rentável do ano para o setor, que dura cerca de nove meses.

Agora no Expo Center Norte, o evento realiza sua 49ª edição de 2 a 5 de julho e reúne as principais marcas do País, além de dezenas de novas marcas que estão despontando neste mercado. Dando continuidade à experiência que mistura negócios e relacionamento com conteúdo amplo e diversificado, esta edição chega ainda mais inovadora, com novos espaços de exposição, eventos com influencers, inclusão da moda infantil nos desfiles e muitas outras surpresas.
Na FRANCAL, são lançadas as coleções de verão com ampla e variada gama de produtos, que estarão nas vitrines de todo o Brasil aquecendo os negócios do varejo por um longo período.

A realização da feira numa grande metrópole como São Paulo também se converte em vantagens adicionais para expositores e visitantes. A cidade abriga os dois aeroportos mais movimentados do País, com completa malha aérea e voos diretos de todo o Brasil – Guarulhos e Congonhas -, robusta capacidade de hospedagem, com 410 hotéis e 42 mil apartamentos, é a metrópole com maior programação cultural da América Latina, com a maior oferta gastronômica do País e uma das melhores vidas noturnas do mundo.

Tamanha infraestrutura possibilita mais facilidade de acesso e estadia, e amplia a experiência para o lojista que vem de fora visitar a feira. Além de tudo isso, São Paulo abriga alguns dos mais luxuosos centros de compra do mundo, bem como os mais populares, passando por cerca de 50 ruas de comércio temático. A imersão dos visitantes de fora da cidade nesses locais proporciona vivências e informações que podem ser aplicadas para melhorar o desempenho de seus próprios estabelecimentos.

Exportações
As exportações têm peso significativo para escoamento da produção nacional de calçados. Nos últimos anos, o coeficiente de exportação o setor – ou seja, a parcela produzida que foi exportada – ficou em 13,1%.
A FRANCAL colabora de forma efetiva para incrementar as vendas externas da indústria calçadista. A relevância da feira no cenário internacional e a conhecida qualidade do calçado brasileiro atraem compradores dos cinco continentes, que encontram na FRANCAL o ambiente de negócios ideal para atender seus países de origem. Em média, a feira recebe anualmente cerca de dois mil importadores de mais de 70 Países.

Além da visitação espontânea, nesta edição a FRANCAL está trazendo dezenas de compradores internacionais de mercados-alvo, como países árabes e da América Latina. Já a Projeto Comprador do Programa Brazilian Footwear – promovido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil – prevê a vinda de importadores convidados dos Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Emirados Árabes e Colômbia.

Em 2016, as exportações do setor somaram 126,17 milhões de pares, que geraram US$ 999 milhões. Os números foram superiores tanto em volume (1,7%) quanto em faturamento (4%) no comparativo com 2015. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o último trimestre alavancou as exportações do setor, que já vinham registrando incremento dos embarques desde agosto, com as vendas das coleções da primavera-verão.

Conteúdo e informação
A FRANCAL tem uma programação voltada à oferta de conteúdo profissional a todos aqueles que criam, estudam, produzem e comercializam calçados e acessórios. Todo esse conhecimento é transmitido por especialistas e influenciadores de moda, varejo e lifestyle por meio de fóruns, palestras rápidas e dinâmicas, e desfiles.

Fórum FRANCAL
Uma das principais atrações da feira, já no primeiro dia (02 de julho), das 15h às 16h30, o Fórum FRANCAL traz o top speaker Walter Rodrigues, consultor do Núcleo de Design da Assintecal, para falar aos lojistas e profissionais de moda e design sobre os conceitos do verão 2018, propostas, materiais, cartela de cores e as apostas que vão eletrizar as vendas do varejo. De forma interativa, Walter Rodrigues apresenta as inspirações e referências da temporada, além de proporcionar um bate-papo com os participantes e oferecer uma experiência bastante enriquecedora.

FRANCAL Talks
Ao longo dos quatro dias da feira acontecem dezenas de fast talks em palcos distribuídos pelo pavilhão. São palestras rápidas e dinâmicas, sobre os mais variados temas de interesse do varejo e dos profissionais de moda: lifestyle, aspirações de consumo, inovação, redes sociais e outros, apresentadas por influenciadores de moda e comportamento. Com isso, a FRANCAL amplia a visão dos expositores e visitantes acerca dos novos rumos da moda, consumo e comportamento.

Desfiles
A Arena Verão Francal vai exibir as coleções do Verão 2018 a lojistas de todo o Brasil e importadores do mundo todo, com desfiles nos dias 3, 4 e 5 de julho, em duas apresentações diárias. Serão apresentadas dezenas de calçados femininos, masculinos e infantis, bolsas e acessórios, que vão antecipar os estilos, cores e surpresas que vão estar nos pés mais antenados da próxima estação.

A equipe responsável pelo desfile conta com a liderança da experiente diretora Patrizia Ramalho, além de make e beleza de Saulo Fonseca e styling de Marcio Vicentini. A Feira do Verão Brasileiro transportará o calor e a energia da estação mais quente do ano para a passarela, com cenografia fresh flower e styling suave, com looks white powder, onde a paleta de cores brancas e tons pastel nas roupas será predominante para concentrar os olhares nas possibilidades de propostas dos calçados e acessórios para o Verão 2018.

O casting também ganhará destaque na produção, e contará com toda a vibração da diversidade brasileira e os variados públicos deste povo apaixonado por calçados, bolsas e acessórios de moda.

Estação Gourmet
Uma experiência diferente e inovadora, a Estação Gourmet, um espaço de 400 metros quadrados, charmoso e saboroso com opções irresistíveis para qualquer paladar. Do poke havaiano, passando pelo gelato italiano, o churro espanhol e a deliciosa e tipicamente brasileira tapioca, a Estação Gourmet concentra um pouco do melhor da gastronomia de São Paulo para deixar ainda mais gostosa A Feira do Verão Brasileiro.

Prêmio Francal Top de Estilismo
Há 22 anos promovendo o estilista brasileiro e revelando novos talentos, o Prêmio Francal Top de Estilismo, incentiva a criatividade nacional para a indústria de calçados e acessórios de moda.

Neste ano, as criações dos participantes devem seguir o tema “Expresse”, desenvolvido pelo Istituto Europeo di Design (IED). O tema provoca os criadores a repensar desenhos, formas, princípios, técnicas e cores, tendo em vista a revolução dos hábitos, modos e costumes dos consumidores. É um convite para explorar o lifestyle, transitar pelas tribos e transformar a estética de décadas passadas. O Top de Estilismo quer que seus participantes “expressem” ideias que possam atender às novas expectativas das pessoas.

Para coroar todo esse processo criativo, a FRANCAL 2017 encerra o primeiro dia, 2 de julho, com a festa de premiação do 22º Prêmio Francal Top de Estilismo. Todos os premiados ganham um troféu e prêmio em dinheiro relativo à colocação e, ao final da cerimônia, os vencedores que estiverem presentes concorrem, por sorteio, a uma bolsa de estudos no Curso de Extensão One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business oferecida pelo IED – Istituto Europeo di Design.

Negócios, moda, conteúdo, experiência, inspiração, novas coleções para a estação mais charmosa do ano, tudo isso na FRANCAL 2017, a Feira do Verão Brasileiro da FRANCAL 2017.

FRANCAL 2017 – 49ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios
De 2 a 5 de julho, das 10h às 20h (dia 5, das 10h às 17h)
Novo local: Expo Center Norte, São Paulo
Promoção/Organização: Francal Feiras
Apoio Institucional: ABICALÇADOS – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, ABLAC – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados, ABIACAV - Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artefatos de Viagem e SINDIFRANCA – Sindicato da Indústria de Calçados de Franca
Informações: (11) 2226-3100 / www.francal.com.br
Instagram: @francal / Twitter: @feirafrancal / Facebook: feirafrancal / Google+: Feira Francal
ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR. PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS, MESMO ACOMPANHADOS.



Data: 24/04/2017

Jornalista de Contato
Jota Silvestre
redacao.jota@ppagina.com

55 (11) 5908-8210
www.ppagina.com

Rua Loefgren, 579 - CEP 04040-030
São Paulo - SP - Brasil