Press Release
 
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA É PLATAFORMA OFICIAL BRASILEIRA DO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS
FEIRA ACONTECE NO PAVILHÃO DA BIENAL DO IBIRAPUERA, ENTRE 8 E 11 DE JUNHO, COM OS DOIS ÚLTIMOS DIAS RESERVADOS AO PÚBLICO EM GERAL, E APRESENTA NOVIDADES E TENDÊNCIAS QUE ABASTECEM MERCADOS E LOJAS ESPECIALIZADAS NO RESTANTE DO ANO. EXPECTATIVA É RECEBER MAIS DE 18 MIL VISITANTES NACIONAIS E INTERNACIONAIS.
A capital paulista recebe o principal encontro para os negócios do mercado de produtos orgânicos na América Latina, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA – 12ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. Sua expansão, a cada edição, atende a um público cada vez mais exigente por opções de qualidade e um mercado que há anos mantém crescimento médio de 30% a 40% ao ano e faturamento estimado de R$ 3,2 bilhões para 2016.

São 117 empresas presentes na 12ª edição da feira, que acontece de 8 a 11 de junho de 2016, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, e recebe varejistas (lojas, supermercados, farmácias, padarias) atacadistas, distribuidores, hotéis, hospitais, clínicas e spas, produtores orgânicos, agrônomos, profissionais de saúde, entre outros, para conferir, em primeira mão, as novidades que o mercado apresenta, em termos de produtos e serviços.

Os 9 mil m² de área acolhem centenas de novidades divididas em quatro categorias de produtos: Bio Alimentos (carnes; sucos e bebida; leites, laticínios e ovos; frutas, verduras e legumes; pães, massas, bolos e biscoitos; mel e derivados; chocolates; café; alimentos orgânicos in natura; e congelados em geral), Bio Cosméticos (aromas e essências, cremes, shampoos, sabonetes, tônicos e matérias-primas), Bio Moda (biojoias, confecções, tecidos e acessórios) e Bio Produção (insumos e fertilizantes, equipamentos e máquinas, certificadoras, consultorias, editorias e embalagens).

Novas possibilidades também são exploradas no âmbito internacional dentro do evento, devido à aproximação de empresas estrangeiras com o mercado brasileiro e o relacionamento entre entidades e autoridades do mundo orgânico com as principais referências da indústria nacional.

A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA ainda busca formar novas gerações de consumidores e fidelizar o número já existente, ao reservar os dois últimos dias também ao público em geral, para que conheçam, em primeira mão, a oferta de produtos e serviços expostos, bem como a oportunidade de degustar e adquirir algumas das novidades.

Simultaneamente à BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA, acontece a NATURALTECH – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde. As duas feiras juntas, reúnem 300 expositores de produtos orgânicos e naturais e esperam receber cerca de 18 mil visitantes nacionais e internacionais.


Fórum de Agricultura Orgânica

Anualmente, autoridades do mercado mundial de orgânicos se reúnem em São Paulo para debater tendências, desafios, expansão do setor, novos canais de vendas, ampliação da oferta de produtos, entre outros temas. O ponto de encontro é o 12º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, evento integrado à agenda oficial de discussões do setor no mundo, que tem início no dia 8, com a apresentação do coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Rogério Dias.

Em meio às autoridades nacionais, a grade do dia 9 acolhe também palestras internacionais, com tradução simultânea, ministradas por representantes das principais entidades do mundo ligadas ao setor. Entre as personalidades confirmadas, estão Pablo Dessel, proprietário da Vinecol; Patricia Flores, coordenadora da IFOAM (International Foundation for Organic Agriculture); e Vincent Morel, diretor da Ecocert América Latina.


Coletiva de Imprensa AAO

A plataforma de apoio à agricultura orgânica reúne os jornalistas no dia 8 de junho, às 9h, a fim de apontar os caminhos para o desenvolvimento da agricultura no País frente aos novos objetivos da ONU, para uma agenda mundial de sustentabilidade até 2030.

O encontro segue para um bate-papo com especialistas do setor, com destaque para Valter Bianchini, representante da FAO/ONU no Paraná (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), e Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).


Parceria

Desde 2013 a feira conta com a parceria da NürnbergMesse, promotora alemã da BIOFACH – mais importante feira de negócios de orgânicos do mundo, com edições na Alemanha, Índia, China, Japão e Estados Unidos. Com a parceria, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA passou a integrar o calendário internacional de feiras dedicadas à produção orgânica, incrementou a grade de seminários com a presença de importantes players mundiais do setor e ampliou as oportunidades de negócios de seus expositores com compradores de diversos países.


Sobre a Francal Feiras

Dinamismo, profissionalismo e alta qualidade são os atributos associados à Francal Feiras nos quase 50 anos de atuação no setor de feiras de negócios. Atualmente, a promotora colabora para o desenvolvimento de 16 importantes segmentos da economia por meio de eventos que ampliam a visibilidade das marcas, apresentam processos e produtos inovadores, e ampliam as oportunidades de negócios e de relacionamento entre os diferentes players. O ambiente de negócios de todas essas feiras é enriquecido por farto conteúdo profissional, transmitido ao mercado por renomados especialistas com o objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento, o aprofundamento do debate e a capacitação. Conheça todos os eventos em www.francal.com.br.


Sobre a NürnbergMesse Brasil

Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma filial do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são FCE Pharma e FCE Cosmetique, PET South America, PET Rio VET, Glass South America, Analitica Latin América, BioFach América Latina e ExpoSustentat.


Sobre o Grupo NürnbergMesse

O Grupo NürnbergMesse é uma das 15 maiores empresas organizadoras de feiras do mundo e está entre as dez maiores empresas da Europa. O portfólio inclui mais de 120 feiras e congressos internacionais em Nuremberg (Alemanha) e em todo o mundo. Anualmente, cerca de 30 mil expositores (39% internacionais) e mais de 1,4 milhão de visitantes (22% internacionais) participam dos eventos organizados pelo Grupo NürnbergMesse, que está presente por meio de suas subsidiárias na China, América do Norte, Brasil, Itália e agora Índia. O Grupo NürnbergMesse possui uma rede com cerca de 50 representantes que operam em 100 países.


Sobre o IPD

O IPD - Instituto de Promoção do Desenvolvimento é uma organização da sociedade civil de interesse público - OSCIP sem fins lucrativos. A preocupação de tornar o IPD uma entidade de vanguarda fez com que fossem enfatizadas iniciativas que permitam ao Instituto liderar ações visando um novo Modelo de Desenvolvimento Sustentável através do crescimento do indivíduo e do ecossistema que o envolve.


Organics Brasil

O Projeto Organics Brasil (www.organicsbrasil.org) é resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.



SERVIÇO:
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2016 – 12ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
Data:
8 a 11 de junho (quarta a sábado) – dias 10 e 11 abertos ao público
Horário: das 11h às 19h
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera
Promoção/Organização: Francal Feiras

Colaboração: NürnbergMesse
Patrocínio: Itaipu Binacional
Apoio: Apex-Brasil; IPD Orgânicos; Off (Organic Food Fest); AAO (Associação de Agricultura Orgânica); Câmara de Comércio Argentino Brasileira; Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável); Câmara de Comércio do Mercosul e Américas; Sistema Ambiental Paulista; e Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.biobrazilfair.com.br
Twitter: @biobrazilfair
Facebook: BioBrazilFair
Google+: Bio Brazil Fair

FEIRA ABERTA AO PÚBLICO NOS DIAS 10 E 11 DE JUNHO, COM ENTRADA GRATUITA.




Data: 07/06/2016

Mais informações à imprensa:
Francal Feiras

Mauro Braga

Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com
55 (11) 5908-8210
redacao.mauro@ppagina.com
Jornalista responsável: Luiz Carlos Franco (MTb 10993)


Projeto Organics Brazil

Vera Moreira
55 (11) 3253-0586
veramoreira@veramoreira.com.br


NürnbergMesseBrasil

S2Publicom
www.s2publicom.com.br
(11) 3027-0200 / 3531-4950

Suelen Garcia
suelen.garcia@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0230

Sula Zaleski
sula.zaleski@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0229

Thomas Levy
thomas.levy@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0297

Priscila Rocha
priscila.rocha@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0200

Junho/2016