Press Release
 
PNEUSHOW 2016 REFORÇA NOVA REGULAMENTAÇÃO QUE ASSEGURARÁ UMA MELHOR QUALIDADE DOS PNEUS VENDIDOS NO BRASIL
PARA SEREM COMERCIALIZADOS, OS PNEUS DEVERÃO RECEBER ETIQUETA DE EFICIÊNCIA EM TRÊS QUESITOS.
A partir de outubro, todos os pneus vendidos no Brasil, sejam eles fabricados no país ou não, deverão respeitar uma performance mínima referente aos seguintes aspectos: resistência ao rolamento, aderência no molhado e ruído externo. Estes novos padrões proporcionarão uma melhoria na qualidade dos produtos comercializados no país.

Além do respeito aos critérios das novas performances, os pneus deverão ser etiquetados indicando o nível de cada uma delas, tal qual ocorre hoje com os eletrodomésticos, fornecendo maior transparência para os consumidores.

Atenta a esta nova regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que objetiva aumentar a segurança viária, a 12ª PneuShow, Feira Internacional da Indústria de Pneus, será um importante cenário para debates e discussões do mercado a respeito da nova regulamentação. Boa parte dos expositores já começou a se adequar aos novos critérios de fabricação e de qualidade.

É o caso de algumas marcas, que já estão seguindo as determinações do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) um ano antes da norma começar a valer. Exemplos poderão ser vistos de perto na PneuShow 2016, de 28 a 30 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Entenda melhor - A obrigatoriedade é regulamentada pela Portaria 544/12 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que inviabilizará a comercialização de pneus que não atinjam os critérios mínimos.

A resistência ao rolamento indicará aos motoristas o menor ou maior consumo de combustível, isso porque está relacionada à eficiência energética e ao consumo de combustível, ou seja, quanto maior a resistência à rolagem, maior o consumo do combustível em função das deformações do pneu.

Já a aderência ao molhado destina-se a assegurar um nível mínimo de desempenho em pavimentos molhados, proporcionando melhor segurança para usuários.

O terceiro quesito servirá para proporcionar o melhor nível de ruído externo, proporcionando conforto ao motorista e melhor qualidade de vida nos grandes centros urbanos.



SERVIÇO:

PNEUSHOW 2016 – 12ª Feira Internacional da Indústria de Pneus
Data:
28 a 30 de junho
Horário: das 14h às 21h
Local: Expo Center Norte

Promoção e organização: Francal Feiras
Cooperação: ARESP – Associação das Empresas Reformadoras de Pneus do Estado de São Paulo e ABR – Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus
Apoio: ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos; ABRAPNEUS – Associação Brasileira de Revendedores de Pneus; ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas; AREBOP - Associação nacional empresas reciclagem pneus artefatos borrachas; INMETRO– Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia; FETCESP– Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo; NTC - Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.pneushow.com.br
Twitter: @feirapneushow
Facebook: FeiraPneushow
Google+: Feira PneuShow




Data: 25/05/2016

Contato Comunicação & Marketing
Chris Godinho – (11) 3288.8424
chris@contatomcg.com.br
Tathi Barros – (11) 3251.2359/ (11) 9.9289-6461/ (11) 9.4565-9078
comunicacao3@contatomcg.com.br
Luzia Teles – (11) 3288.7108/ (11) 9.8233-3801
comunicacao4@contatomcg.com.br