Press Release
 
12ª PNEUSHOW APRESENTA PNEU DE ALTA PERFORMANCE PRODUZIDO COM ARBUSTO DO SUL DA EUROPA
OS PRIMEIROS TESTES COM O SUBSTITUTO DO LÁTEX OCORRERAM EM PISTAS ITALIANAS
A PneuShow 2016, 12ª Feira Internacional da Indústria de Pneus, traz ao Pavilhão de Exposições do Expo Center Norte, em São Paulo, o primeiro pneu de alto rendimento fabricado com o guaiúle, insumo que substitui o látex extraído das seringueiras. A inovação é da Pirelli, fabricante italiana de pneus, que participará da feira que acontece entre os dias 28 a 30 de junho.

A novidade vem do guaiúle, arbusto de clima árido que pode ser cultivado com pouca água e sem pesticidas para a extração da borracha natural, mantendo o mesmo desempenho obtido com o látex.

O primeiro pneu de Ultra High Performance (UHP) fabricado com o novo material foi testado em 2015 nas pistas italianas de Vizzola Ticino e Balocco. O carro escolhido foi uma Maserati Ghibli, veículo com alto desempenho capaz de proporcionar situações que exigissem bastante dos pneus.

O pneu de guaiúle foi submetido a simulações extremas de uso, incluindo o desempenho em piso molhado. Segundo a Pirelli, o material atingiu a performance desejada e permitiu compatibilidade com as partes não elastoméricas do pneu.

“A fase de testes e de controle dos pneus de borracha extraída do guaiúle tem sido mais do que positiva. Após o sucesso desta primeira fase, agora poderemos avaliar estes pneus protótipos em condições de inverno”, diz o gerente de projetos e de referência técnica da marca, Fabrizio Sanvito.

O uso do guaiúle na produção de pneus faz parte de um projeto iniciado em 2013, época em que a Pirelli assinou acordo de fornecimento exclusivo de borracha natural extraída do guaiúle com a Versalis, empresa italiana do grupo petroleiro Eni.

A substituição de polímeros petroquímicos por matérias-primas alternativas e renováveis é um objetivo da divisão de pesquisas da fabricante italiana, que já desenvolve, por exemplo, pneus com a sílica obtida a partir da queima da casca de arroz.



SERVIÇO:
PNEUSHOW 2016 – 12ª Feira Internacional da Indústria de Pneus
Data:
28 a 30 de junho
Horário: das 14h às 21h
Local: Expo Center Norte
Promoção e organização: Francal Feiras
Cooperação: ARESP – Associação das Empresas Reformadoras de Pneus do Estado de São Paulo e ABR – Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus
Apoio: ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos; ABRAPNEUS – Associação Brasileira de Revendedores de Pneus; ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas; AREBOP - Associação nacional empresas reciclagem pneus artefatos borrachas; INMETRO– Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia; FETCESP– Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo; NTC - Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.pneushow.com.br
Twitter: @feirapneushow
Facebook: FeiraPneushow
Google+: Feira PneuShow





Data: 16/05/2016

Contato Comunicação & Marketing
Chris Godinho
– (11) 3288.8424
chris@contatomcg.com.br
Tathi Barros – (11) 3251.2359/ (11) 9.9289-6461/ (11) 9.4565-9078
comunicacao3@contatomcg.com.br
Luzia Telles – (11) 3288.7108/ (11) 9.8233-3801
comunicacao4@contatomcg.com.br