FRANCAL FEIRAS APRESENTA RESULTADOS DE SUA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
PIONEIRA NO SETOR DE FEIRAS DE NEGÓCIOS, HÁ MAIS DE UMA DÉCADA A PROMOTORA MANTÉM A FRANCAL CIDADANIA, ÁREA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CRIADA PARA GERIR DIVERSAS AÇÕES, COMO A GESTÃO AMBIENTAL E A NEUTRALIZAÇÃO DAS EMISSÕES DE CARBONO.
A preocupação com o meio ambiente é um dos temas mais relevantes da atualidade. O assunto ganha ainda mais força com a realização, em dezembro, da COP 21 – 21ª Conferência do Clima, em Paris. Do evento, deve sair um compromisso mundial para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e o aquecimento global suficiente para limitar o aumento da temperatura do planeta em 2ºC até 2100.

Muito antes que a questão ambiental invadisse o noticiário ou tivesse implicações legais como as propostas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, a Francal Feiras assumiu o compromisso de atuar de forma ambientalmente responsável.

Numa atitude pioneira no setor de feiras de negócios, há mais de uma década a promotora mantém a Francal Cidadania, área de responsabilidade socioambiental criada para gerir diversas ações. Entre elas, duas se destacam: a Gestão Ambiental e a Neutralização das Emissões de Carbono.


Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental abrange o gerenciamento e coleta seletiva dos resíduos sólidos gerados durante a montagem, realização e desmontagem dos eventos do calendário da Francal Feiras.

Durante estas feiras, os parceiros da promotora colocam em prática também a educação ambiental, por meio de comunicados, folhetos, cartazes e placas nos pavilhões a fim de alertar expositores e visitantes para o uso consciente da água, energia elétrica e destinação do lixo. Os expositores e montadores ainda recebem orientações da equipe operacional do pavilhão sobre a legislação vigente e o descarte correto dos materiais.

Desde 2014, a gestão ambiental dos eventos promovidos pela Francal Feiras é realizada pela LC Almeida Ambiental, que supervisiona o trabalho da Cooperativa Central Tietê, responsável pela triagem e reciclagem dos materiais recolhidos nos pavilhões.

Neste ano, um total de 290 toneladas de resíduos sólidos foram coletadas durante as feiras, sendo que, aproximadamente, 180 foram recicladas (62%). O trabalho é dividido em duas frentes principais: reduzir a geração de resíduos e, na contrapartida, destinar corretamente o que foi coletado.


Neutralização

A Neutralização das Emissões de Carbono consiste na elaboração de um inventário com o total de gás carbônico emitido pelas feiras da Francal, considerando, entre outros itens, o consumo de água, energia elétrica, geradores a diesel e tráfego dos carros da promotora, expositores e fornecedores. Posteriormente, a emissão de carbono é mitigada por meio de projetos de plantio de mudas ou de certificados garantidos por protocolos e metodologias reconhecidas internacionalmente.

Atualmente, o parceiro da Francal Cidadania neste projeto é a Neutralize Carbono, empresa responsável por inventariar e neutralizar as emissões de carbono das edições do Rock in rio de Las Vegas e do Rio de Janeiro em 2015. Em 2015, o inventário das feiras está em fase de apuração e as ações para mitigação ainda estão sendo avaliadas pela promotora.




Data: 20/10/2015

Mais informações para a imprensa:
Jota Silvestri
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com
55 (11) 5908-8214
redacao.jota@ppagina.com