Press Release
 
ESTUDANTE DE JAÚ GANHA BOLSA DE ESTUDOS EM MILÃO
ESTEVÃO DE SOUZA PINTO FOI SORTEADO AO FINAL DA FESTA DO 20ª PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO E VAI ESTUDAR TRÊS MESES NA MODA PELLE ACADEMY (MPA), COM TODAS AS DESPESAS DE VIAGEM PATROCINADAS PELA FRANCAL FEIRAS.
O estudante de Jaú/SP, Estevão de Souza Pinto, foi o maior vitorioso entre todos os estudantes na festa de 20 anos do Prêmio Francal Top de Estilismo, realizado neste dia 10 de novembro, em São Paulo. Além de prêmio em dinheiro e troféu referente ao segundo lugar na categoria “Bolsa”, ele foi contemplado com o prêmio máximo da noite: a oportunidade de estudar três meses na capital mundial da moda e em uma das mais conceituadas escolas de estilismo de calçados e acessórios do mundo, a Moda Pelle Academy (MPA), de Milão.

Como toda história de sucesso, a de Estevão também tem suas curiosidades. Depois de perseguir a faculdade de Administração, acabou prestando vestibular para o curso de Gestão de Produção Industrial na Fatec de Jaú. Passou em sexta colocação e pegou gosto não só pela área de controle industrial, mas também por uma das matérias do currículo: Design de Moda.

Foi a professora da disciplina, Francienne Hernandes, que o incentivou a adaptar e inscrever o resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso – uma bolsa feminina montada a partir de peças de quebra-cabeça em acrílico e couro – na 20ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo. “A inspiração veio da música da banda Raimundos, ‘Mulher de Fases’, naquele verso que diz ‘complicada e perfeitinha’. Ninguém entende as mulheres”, brinca Estevão.

Para que pudesse concorrer à bolsa de estudos dedicada aos estudantes, foi necessário que Estevão ficasse entre os dois primeiros em sua categoria e ainda tivesse o nome sorteado ao final da cerimônia de premiação. Pelo grupo de profissionais, o sorteado foi Tairone de Oliveira Vieira, de Nova Friburgo/RJ.

Agora, com o passaporte carimbado para estudar três meses em Milão com todas as despesas pagas, Estevão faz planos. “A primeira providência será me matricular num curso de línguas, inglês e italiano”. A segunda, de acordo com o estudante – que se forma no final deste ano – ele aprendeu na faculdade: “Planejamento. Quero fazer esta viagem com a cabeça nas nuvens, mas os pés no chão”.

Os outros dez finalistas também foram premiados durante a festa. Os primeiros colocados em cada uma das três categorias levaram prêmio em dinheiro de R$ 2.000,00 e assinatura de 12 meses do portal de pesquisa online e da revista impressa UseFashion. Os segundos receberam R$ 1.500,00 e troféu.

Na abertura, o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, destacou a importância e representatividade do concurso no âmbito nacional. “Nosso maior benefício é saber que estamos contribuindo há 20 anos com a revelação de novos talentos para o mercado de calçados e bolsas e a inclusão de profissionais e estudantes no mercado de trabalho”.

Confira a relação de vencedores do 20º Prêmio Francal Top de Estilismo:

CALÇADO FEMININO (Profissional)
1º Lugar: Abraão Gomes Lacerda Cavalcante – Campina Grande/PB
2º Lugar: Alberto Euripedes Conceição Lima – Franca/SP

CALÇADO FEMININO (Estudante)
1º Lugar: Vinícius Wilbert – Campo Bom/RS
2º Lugar: Camila da Silva Alves – Guarulhos/SP

CALÇADO MASCULINO (Profissional)
1º Lugar: Mateus Vinícius de Moraes – Novo Hamburgo/RS
2º Lugar: Saullo Carrijo Oliveira – Franca/SP

CALÇADO MASCULINO (Estudante)
1º Lugar: Gustavo Lourenço Mazotti – Franca/SP
2º Lugar: Samuel Riechel – Franca/SP

BOLSA (Profissional)
1º Lugar: Tairone de Oliveira Vieira – Nova Friburgo/RJ
2º Lugar: Joel Souza da Conceição – Salvador/BA

BOLSA (Estudante)
1º Lugar: Thiago Oliveira de Antônio – Jaú/SP
2º Lugar: Estevão de Souza Pinto – Jaú/SP

Realizada no Lounge 444, no bairro Pinheiros, em São Paulo, a cerimônia de premiação contou com a presença de empresários, blogueiras, designers, modelistas e dirigentes ligados à indústria da moda em calçados e acessórios.

Parcerias

Por sua importante colaboração à moda nacional, o Prêmio Francal Top de Estilismo contou com o patrocínio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Apex e Brazilian Footwear, a colaboração da Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (ABIACAV), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), UseFashion e a parceria da Moda Pelle Academy (MPA).

Sobre a Moda Pelle Academy

Especializada no design italiano, a MPA é uma das mais conceituadas escolas de estilismo de calçados e acessórios do mundo, sediada em Milão – Itália. O período de estudos de três meses em solo italiano possibilita aos participantes do Prêmio Francal Top de Estilismo desenvolverem seus projetos na prática, sempre orientados quanto aos parâmetros comerciais, fabris e de marketing, num ambiente que simula as condições reais de trabalho de um estúdio de design.

Os cursos estimulam a criatividade e a fantasia dos estudantes, propõem informações, técnicas, novidades produtivas e contato com profissionais que atuam no âmbito mundial e os levam ao cotidiano do sistema de moda. O corpo de instrutores da Moda Pelle Academy é formado por qualificados profissionais que reúnem não só o conhecimento acadêmico, mas também a experiência em consultoria para marcas líderes no segmento na Itália e em outros países.

A parceria entre Moda Pelle Academy e Francal Feiras teve início no Prêmio Francal Top de Estilismo de 2007, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento profissional dos estilistas brasileiros. Desde então, a cada edição, pelo menos uma bolsa de estudos é sorteada entre os vencedores.



Data: 12/11/2014

Mais informações para a imprensa:
Mauro Braga / Jota Silvestre
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com
55 (11) 5908-8210
redacao.mauro@ppagina.com / redacao.jota@ppagina.com
Jornalista responsável: Luiz Carlos Franco (MTb 10993)
www.ppagina.com / www.twitter.com/ppagina
Novembro/2014