Press Release
 
PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO OFERECE DUAS BOLSAS DE ESTUDOS EM ESCOLA ITALIANA DE ESTILISMO
DESDE 2007, MODA PELLE ACADEMY, UMA DAS MAIS CONCEITUADAS ESCOLAS DE ESTILISMO EM CALÇADOS E ACESSÓRIOS DO MUNDO, RECEBE VENCEDORES DO PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO.
Para comemorar a edição de 20º aniversário, o 20º Prêmio Francal Top de Estilismo concede uma bolsa de estudos adicional na Moda Pelle Academy (MPA) aos participantes neste ano, sendo uma exclusiva aos profissionais do setor e outra dedicada aos estudantes. O “presente” duplica as chances de quem sonha em absorver todos os segredos e conhecimentos italianos no desenvolvimento de calçados, bolsas e acessórios.

Os dois sorteados ganham passagens, estadia em Milão e a oportunidade de estudar por três meses em uma das mais conceituadas escolas de estilismo do mundo, com todas as despesas pagas pela Francal Feiras – organizadora do prêmio. Na opinião de José Rivera, representante da MPA no Brasil, o design nacional apresenta bom nível, mas é preciso sair da zona de conforto para conquistar o reconhecimento internacional. “Para competir no mundo, precisa se profissionalizar, investir na formação das novas gerações, se confrontar sem preconceitos e nunca parar de aprender. Iniciativas como o Prêmio Francal Top de Estilismo promovem essa profissionalização”.

A Moda Pelle Academy propõe o ambiente de um atelier criativo, no qual informações, técnicas, novidades produtivas e contato com profissionais que atuam no âmbito mundial levam o estudante ao cotidiano do sistema de moda. “O vencedor da bolsa irá ao encontro de uma experiência profissional ímpar. A MPA é uma pequena Babel onde estudantes do mundo todo se confrontam com conhecimentos e culturas distintas”, conta Rivera.

Para o coordenador, no momento em que pisarem em solo italiano, os ganhadores vão entender rapidamente o sentido de o “made in Italy” ter se tornado sinônimo de excelência no mundo inteiro. “Milão é a capital internacional da moda. É o sonho de olhos abertos de quem inicia a própria formação neste campo. É uma cidade onde se vê moda em todas as partes; nas ruas, na sua gente, no seu modo de ser, e não só nas vitrines e passarelas”.


20 anos de prêmio

O julgamento do 20º Prêmio Francal Top de Estilismo acontece no dia 27 de outubro, na sede da Francal Feiras. Alguns dos principais ícones da moda nacional foram escalados para a difícil missão de analisar e escolher as melhores amostras enviadas. São eles: Walter Rodrigues, estilista e coordenador do núcleo de Design da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos); Patrícia Souza, diretora de Pesquisa do Grupo UseFashion; Roberta Pschichholz, editora-chefe de dois dos mais respeitados veículos do setor coureiro-calçadista, a Revista Lançamentos e o Jornal Exclusivo, ambos do Grupo Sinos de Comunicação; Bruna Botti, estilista e diretora da própria marca, a Botti; e Lucius Vilar, stylist, diretor criativo da LUV e assessor de algumas marcas no desenvolvimento de suas coleções, como Aquamar, Camú Camú, Emannuelle Junqueira, Fórum, Lita Mortari e Piscina.

Os jurados levarão em consideração, entre outros critérios, a adequação das amostras ao o tema do prêmio neste ano, “20 Anos de Verão TOP”, em que devem ser contemplados elementos ou tendências que foram marcantes ou serviram de inspiração em qualquer verão das últimas duas décadas.


A fim de garantir maior equilíbrio ao concurso e prestigiar quem ainda não possui experiência no mercado da moda, o julgamento desta edição vai dividir os participantes em dois perfis (estudantes e profissionais) em cada uma das três categorias: Calçado Feminino, Calçado Masculino e Bolsa Feminina ou Masculina. Os primeiros colocados recebem prêmio de R$ 2.000,00 em dinheiro, troféu e assinatura de 12 meses do portal de pesquisa online e revista UseFashion. Os segundos colocados, R$ 1.500,00 em dinheiro e troféu.


Parceria com a Moda Pelle Academy

A parceria entre Moda Pelle Academy e Francal Feiras teve início no Prêmio Francal Top de Estilismo de 2007, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento profissional dos estilistas brasileiros. Desde então, a cada edição, pelo menos uma bolsa de estudos é sorteada entre os vencedores.

Ao longo do período de estudos, os participantes desenvolvem seus projetos na prática, em um ambiente que simula as condições reais de trabalho de um estúdio de design e preparam suas coleções tanto do ponto de vista estético quanto comercial.



SERVIÇO:
20º PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO
Data do julgamento:
27 de outubro
Data da cerimônia: 10 de novembro

Realização: Francal Feiras
Parceiros: Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (ABIACAV), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), UseFashion e Moda Pelle Academy (MPA).

Informações: (11) 2226-3122 ou topdeestilismo@francal.com.br
Regulamento no site www.francaltopdeestilismo.com.br





Data: 16/10/2014

Mais informações para a imprensa:
Mauro Braga / Jota Silvestre

Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com
55 (11) 5908-8210
redacao.mauro@ppagina.com / redacao.jota@ppagina.com
Jornalista responsável: Luiz Carlos Franco (MTb 10993)
www.ppagina.com / www.twitter.com/ppagina
Outubro/2014