Press Release
 
ESTUDANTES SÃO PRESTIGIADOS NA 20ª EDIÇÃO DO CONCURSO
PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO COMPLETA DUAS DÉCADAS, INCORPORA NOVIDADES E AUMENTA CHANCES DOS ESTUDANTES DE MODA, COM JULGAMENTO PARALELO E UMA BOLSA DE ESTUDOS EM MILÃO EXCLUSIVA PARA ESTES PARTICIPANTES. INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS ATÉ 17 DE OUTUBRO.
No ano em que comemora seu 20º aniversário o Prêmio Francal Top de Estilismo dá atenção especial para aqueles que podem ser o diferencial no mercado nos próximos anos: o estudante.

Diferentemente de edições anteriores, em que todos os inscritos competiam entre si, o concurso deste ano oferece maiores chances aos participantes que ainda não ingressaram no mercado de trabalho. Como resultado, estudantes que cursam graduação, pós-graduação ou cursos técnicos nos segmentos de Moda e Design vão contar com julgamento paralelo e distinto daquele voltado aos profissionais do setor, em cada uma das três categorias: Calçado Feminino, Calçado Masculino e Bolsa Feminina ou Masculina.

Segundo Sâmia Hannouche, gerente de Comunicação da Francal Feiras e coordenadora do concurso, as mudanças estão alinhadas com os princípios que norteiam o Prêmio Francal Top de Estilismo. “Desde o início, nosso propósito foi incentivar a criatividade nacional e revelar novos talentos para a moda em calçados e acessórios”.


Prêmios e Bolsa de Estudos
Os primeiros colocados nas três categorias ganham troféu e prêmio de R$ 2 mil em dinheiro, enquanto os segundos colocados recebem R$ 1,5 mil. No entanto, a novidade que deve despertar ainda mais o interesse dos estudantes é a chance maior de estudar três meses em uma das mais conceituadas escolas de estilismo de calçados e acessórios do mundo, a Moda Pelle Academy (MPA), em Milão. Agora, o 20º Prêmio Francal Top de Estilismo dedica uma bolsa de estudos exclusivamente aos finalistas universitários.


De estudante à diretora de marca própria
A participação do concurso deu outro status à paranaense Fernanda Winckler, que quando conquistou o prêmio máximo, em 2010, cursava Moda. Segunda colocada na categoria “Bolsas”, ela foi contemplada com a bolsa de estudos em Milão. “Quando me anunciaram como a vencedora do sorteio, foi uma emoção muito forte”, relembra.

Os 90 dias em solo italiano foram mais do que suficientes para a estudante mudar sua visão sobre a moda e, principalmente, a colocação profissional. “A viagem abriu muito a minha cabeça, porque passei a ver a moda de outra forma depois de conhecer outras culturas que vivenciam mais o mercado, e abriu as portas para a minha carreira. Na questão do currículo, então, nem se fala! Sempre saio na frente e me destaco nas entrevistas”.

Passados cerca de quatro anos da premiação e da experiência no exterior, a paranaense ainda luta para finalizar os estudos – paralisados durante os meses de viagem – e acumula as aulas na PUC à função de diretora de Criação de sua marca própria, a W.Ritzdorf, lançada em 2013, que integrou, inclusive, o line-up da Semana de Moda de Curitiba (LAB Moda) do ano passado.

Aos estilistas e designers que ainda procuram um lugar ao sol, a paranaense aconselha: “Vale totalmente a pena participar do Prêmio Francal Top de Estilismo. Pra mim fez toda a diferença, porque não seria nada que sou hoje se não fosse por ele”.


Sobre a Moda Pelle Academy
Especializada no design italiano, a MPA é uma das mais conceituadas escolas de estilismo de calçados e acessórios do mundo, sediada em Milão – Itália. Os cursos estimulam a criatividade e a fantasia dos estudantes sem deixar de orientar quanto aos parâmetros comerciais, fabris e de marketing.

Ao longo do período de estudos, os participantes desenvolvem seus projetos na prática, num ambiente que simula as condições reais de trabalho de um estúdio de design e preparam suas coleções tanto do ponto de vista estético quando comercial. O corpo de instrutores da Moda Pelle Academy é formado por qualificados profissionais que reúnem não só o conhecimento acadêmico, mas também a experiência em consultoria para marcas líderes no segmento na Itália e em outros países.



SERVIÇO:
20º PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO
Data da cerimônia:
10 de novembro
Período das inscrições: de 11 de agosto a 17 de outubro

Realização: Francal Feiras
Parceiros: Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (ABIACAV), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), UseFashion e Moda Pelle Academy (MPA).

Informações: (11) 2226-3122 ou topdeestilismo@francal.com.br
Regulamento no site www.francaltopdeestilismo.com.br





Data: 01/09/2014

Mais informações para a imprensa:
Mauro Braga

Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com
55 (11) 5908-8210
redacao.mauro@ppagina.com
Jornalista responsável: Luiz Carlos Franco (MTb 10993)
www.ppagina.com / www.twitter.com/ppagina
Setembro/2014