Press Release
 
PNEUS COMERCIAIS REFORMADOS GERAM ECONOMIA DE R$ 7 BILHÕES PARA TRANSPORTADORAS EM 2013
CONSOLIDADA NO BRASIL, A REFORMA DE PNEUS REÚNE MAIS DE 1.200 EMPRESAS E TRAZ BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE. PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO SEGMENTO DE REFORMA DE PNEUS APRESENTA “RAIO-X” DO SETOR DURANTE A PNEUSHOW-RECAUFAIR 2014, EM ABRIL.
Em 2013, o Brasil reformou mais de 16 milhões de pneus, entre recapagens para automóveis e para transportes de carga e passageiros. Só o transporte comercial (carga e de passageiros) consumiu 9 milhões de unidades, o que representou uma economia de R$ 7 bilhões no ano para as empresas do setor. Hoje, quase dois terços dos pneus de caminhões e ônibus que rodam as estradas brasileiras são reformados.

Estes são apenas alguns dos benefícios que o presidente da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), Roberto de Oliveira, destaca da sua atividade. Outro, não menos importante, é o da sustentabilidade.

“Além da economia de petróleo, sem a reforma de pneus seriam jogadas na natureza 1.630 milhões de toneladas métricas cúbicas de CO2”, explica o dirigente.

“Nossa atividade não é poluidora. Os resíduos sólidos são reciclados em cargas para o segmento de produtos de borracha; já os pneus inservíveis são destinados para os pontos de coleta que os encaminham para as cimenteiras, para fabricação de solados, na composição de artefatos de borracha e em asfalto ecológico”


Atividade consolidada

O “raio-X” do segmento de reforma de pneus será apresentado por Oliveira no PAINEL PNEUSHOW, no dia 25 de abril, durante a feira Pneushow-Recaufair – Feira Internacional da Indústria de Pneus.

Na palestra “O Brasil sem a Reforma de Pneus? Benefícios e Impactos da Reforma no Meio Ambiente e Sustentabilidade do País”, o presidente da ABR discorre também sobre as receitas geradas ao erário público nas três esferas de governo, aspectos sociais da atividade reformadora e questões macroeconômicas.

Com 1.257 empresas destinadas à reforma de pneus e a geração de mais de 40 mil postos de trabalho diretos, a atividade encontra-se consolidada no Brasil. Tanto que mais de 90% das bandas pré-moldadas e camelback, bem como a maioria dos insumos para produção destes importantes componentes, são fabricados no País.

Por conta desta independência das importações, o segmento não sofre diretamente com a política cambial. O impacto vem de uma commodity: “A cadeia do setor é baseada no preço do petróleo. Com isso, a variação do preço do barril, bem como a do dólar, afeta o setor”, explica Oliveira.


Pneushow-Recaufair 2014

Maior evento de negócios do continente a integrar a cadeia completa de produção de pneus – matéria-prima, reforma, manutenção, equipamentos e reciclagem –, a 11ª edição da Pneushow-Recaufair acontece de 23 a 25 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A feira é a principal oportunidade para empresas de transportes, reformadores, distribuidores, centros de serviços, revendedores, usinas, borracharias, indústrias automotivas e lojas especializadas conhecerem as novidades e lançamentos de cerca de 80 empresas nacionais e estrangeiras.

Para Roberto de Oliveira, a Pneushow-Recaufair proporciona aos fabricantes de produtos para reforma de pneus a oportunidade apresentar suas inovações e tendências para dois tipos de clientes: os reformadores e os transportadores. “Para os fabricantes de equipamentos, a feira contribui para mostrar as novas tecnologias”.

Simultaneamente à Pneushow-Recaufair acontece a Expobor – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, maior evento do setor de artefatos de borracha da América Latina, também na 11ª edição.



SERVIÇO:
PNEUSHOW-RECAUFAIR 2014 – 11ª Feira Internacional da Indústria de Pneus
Data:
23 a 25 de abril
Horário: das 14h às 21h
Local: Expo Center Norte
Promoção e organização: Francal Feiras
Parceria: ARESP – Associação das Empresas Reformadoras de Pneus do Estado de São Paulo
Colaboração: NTC - Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
Apoio: ABR – Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus; ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos; ABRAPNEUS – Associação Brasileira dos Reformadores de Pneus; FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo.
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.pneushow.com.br
Twitter: @feirapneushow
Facebook: PneushowRecaufair
Google+: Pneushow Recaufair




Data: 14/03/2014

Mais informações para a imprensa:
Jota Silvestre

redacao.jota@ppagina.com
Tel: 11 5575-1233 r: 214 | Fax: 11 5575-1233
R. Loefgreen, 579 | Vila Mariana | 04040.030 | SP/SP
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos.
www.ppagina.com / www.twitter.com/ppagina
Março/2014