FRANCAL FEIRAS AVANÇA NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
PROMOTORA RECICLOU 50% DE TODO RESÍDUO GERADO NOS EVENTOS REALIZADOS EM 2013 E AINDA DIMINUIU A EMISSÃO DE CO2.
Há quase uma década, a Francal Cidadania, área de responsabilidade socioambiental da Francal Feiras, adota medidas de proteção ambiental em todos os eventos de negócios da promotora. Isso se dá por meio de dois programas: a coleta seletiva nos pavilhões e a neutralização de CO2. Ambos apresentaram avanços significativos ao longo do ano.

As feiras do calendário 2013 geraram 521 toneladas de resíduos sólidos, das quais 261,6 foram encaminhadas para reciclagem. O resultado representa duas importantes conquistas: a primeira delas é a diminuição do volume total em relação a 2012 (560,8 mil toneladas), o que evidencia os esforços da promotora para reduzir a geração de resíduos de modo geral.

A segunda conquista foi o aumento do volume reciclado em relação ao total. Em 2013, esta relação foi de 50%, o dobro do percentual obtido há dois anos. “Nosso objetivo é inverter a relação, ou seja, conseguir um volume maior de resíduos reciclados do que o enviado para os aterros”, avalia o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala. “Em alguns dos nossos eventos, como as feiras de produtos orgânicos e naturais, já conseguimos isso”.

A coleta seletiva é realizada em todas as feiras de negócios da promotora, com a triagem e destinação correta dos resíduos desde a etapa de montagem. O trabalho é realizado por cooperativas de catadores coordenadas pelo IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, e todo o material reciclado é convertido em renda para estas cooperativas. O IBDN coloca também monitores ambientais nos pavilhões para orientar expositores e visitantes sobre a importância do descarte correto do lixo, e aplica adesivos nos sanitários para coibir o desperdício de água.

Desde que implantou a coleta seletiva nos pavilhões, em 2005, a Francal Cidadania já destinou cerca de 1,1 mil toneladas de resíduos sólidos para reciclagem.


Neutralização

Em 2013, a neutralização do CO2 realizada pela Francal Cidadania, também realizada em parceria com o IBDN, chegou a 629,4 tCO2e (toneladas de Dióxido de Carbono equivalente).

O volume representa uma queda de 20% com relação ao relatório de sustentabilidade de 2012. O cálculo da emissão leva em conta diversos fatores, como consumo de água e energia elétrica dos pavilhões, meios de transporte e consumo de combustível, volume de papel gerado com material de divulgação e outros.

“Estamos muitos satisfeitos. Isso demonstra uma melhora nos nossos processos, e vamos continuar atuando para diminuir a emissão de carbono nos próximos anos”, comenta Abdala. A mitigação se dará por meio do plantio de 3.147 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, entre novembro deste ano e março de 2014, em área determinada do Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.

O projeto de neutralização de CO2 foi implantado em 2010 e totaliza até o momento 2.697,6 tCO2e, com plantio de 13.488 mudas.


Outros projetos

A Francal Cidadania mantém alguns projetos que beneficiam instituições de assistência a comunidades carentes. Um deles é a arrecadação de brinquedos junto aos expositores da ABRIN – Feira Brasileira de Brinquedos, que vem possibilitando, nos últimos anos, a criação de brinquedotecas. Em 2013, os brinquedos foram doados para a unidade Santana da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, na zona Norte de São Paulo.

Uma novidade deste ano foi o apoio à campanha “Cupom é Vida”, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Algumas das feiras da Francal tiveram instaladas urnas em pontos estratégicos para expositores e visitantes depositarem seus cupons fiscais sem CPF. O objetivo foi contribuir com a arrecadação de fundos para construção do Centro Infantil de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos, para crianças com doenças sem possibilidade de cura. Ao longo de 2013, urnas foram mantidas também na sede da Francal Feiras para estimular a doação dos cupons dos colaboradores.

Outra entidade apoiada é a ASPA - Associação de Pais e Amigos do Franca Basquetebol Clube, que realiza projetos de inclusão por meio do esporte. A entidade forma atletas que atuam nas ligas brasileiras e no exterior, além de promover ações de cunho social em hospitais, creches e escolas de Franca e região.

A Francal Feiras também apoia as ações das APAEs de Franca/SP e Barueri/SP, além do Programa Ação Fome Zero e a Fundação Abrinq.


Pioneirismo

As iniciativas de responsabilidade socioambiental da Francal Feiras são pioneiras no setor de eventos de negócios. Muito antes da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a promotora vem praticando a chamada “logística reversa” prevista na PNRS, em que os geradores do resíduo são responsáveis por sua coleta e destinação ambientalmente adequada.

A Francal Cidadania está nas redes sociais: no Facebook, o perfil é facebook.com/francalcidadania e, no Twitter, @francal_cidad. Mais informações estão no site www.francalcidadania.com.br.




Data: 27/11/2013

Mais informações para imprensa:
Jota Silvestre

Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com
55 (11) 5908-8214
redacao.jota@ppagina.com