FRANCAL CIDADANIA RECICLA MAIS DE 170 TONELADAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM 2012
ÁREA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA FRANCAL FEIRAS TAMBÉM VAI PROMOVER A NEUTRALIZAÇÃO DE MAIS DE 700 TONELADAS DE CO2 GERADAS EM SEUS EVENTOS DE NEGÓCIOS.
A preservação do meio ambiente tem sido uma das prioridades da Francal Cidadania nos últimos anos. Em 2012, a Francal Feiras manteve o investimento na coleta seletiva dos resíduos sólidos e na redução e mitigação de CO2 nos 12 eventos de negócios que promoveu – inclusive nas fases de montagem e desmontagem.

De acordo com relatório emitido pelo IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, parceiro da Francal Cidadania, foi coletado um total de 560,8 mil toneladas de resíduos durante as feiras de 2012; destas, 171,5 toneladas (31%) foram encaminhadas à reciclagem.

O material reaproveitável foi revertido em renda para famílias ligadas à Cooperativa de Produção, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Vitória da Penha, à GS1 Comércio de Tapeçaria (ambas na zona Leste de São Paulo) e à Londreplast Comércios e Resíduos de Plásticos, do município de Guarulhos/SP.

Na neutralização de CO2, também feita em parceria com o IBDN, foram considerados vários itens relacionados à organização de todas as feiras do calendário, como consumo de água e energia elétrica, meios de transporte e consumo de combustível, volume de papel gerado com material de divulgação, entre outros. Em 2012, a soma destes valores resultou num inventário de sustentabilidade de 727,2 tCO2e (toneladas de Dióxido de Carbono equivalente).

Os efeitos da emissão serão mitigados entre novembro e março por meio do plantio de 3.636 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.



Comunidade

Os projetos da Francal Cidadania ligados à Comunidade envolvem ações de apoio a instituições que promovem inclusão social e assistência a comunidades carentes. Entre elas está a de arrecadação de produtos junto às empresas expositoras das feiras, como, por exemplo, brinquedos, calçados, material escolar e instrumentos musicais.

Durante a feira ABRIN, os brinquedos doados resultaram na criação de mais uma Brinquedoteca Francal Cidadania, desta vez no Centro de Educação Infantil Pingo de Gente, na Vila Brasilândia, zona Norte de São Paulo. O CEI é um dos núcleos da Sociedade Beneficente Caminhando para o Futuro e atende aproximadamente 160 crianças de zero a três anos. Aos brinquedos arrecadados na feira foram somadas as doações dos colaboradores da Francal Feiras, totalizando mais de 100 itens.

Nos anos anteriores, a Francal Cidadania instalou brinquedotecas no Centro de Recuperação Nutricional da Faculdade de Medicina e Nutrição do Hospital Público, na Delegacia da Mulher, na unidade de Pediatria e Oncologia do Hospital Regional do Vale do Paraíba, na Fundação Julita e no Lar Mãos Pequenas e no Abrigo Luz do Mirante – todas na capital e região metropolitana de São Paulo.

Parte dos brinquedos doados foi destinada ao Programa Espaço Escuta, desenvolvido pelo setor de Responsabilidade Social da Politec Saúde com objetivo de promover ações de interação e socialização entre usuários de implantes auditivos e seus familiares.

Outro projeto da Francal Cidadania voltado à Comunidade, o “Escolar Adota uma Escola”, arrecadou material de escritório durante a feira Office Brasil Escolar. As doações foram repassadas para a Rede Social Zona Norte, que reúne cerca de 190 representantes do poder público, organizações sociais, empresas privadas e lideranças comunitárias em torno de projetos de interesse daquela região.

Em 2012, pela primeira vez a feira Expo Parques e Festas foi integrada ao projeto Comunidade. As minilousas utilizadas no espaço lúdico da recepção do evento foram entregues para o Projeto NASF – Núcleo de Atendimento Social à Família, mantido na Vila Terezinha, zona norte de São Paulo. O núcleo presta atendimento social à população do bairro e entorno, e faz intervenções nas áreas de educação, alimentação, vestuário e moradia voltadas a mulheres, idosos, crianças e adolescentes vítimas de violência. O NASF também foi beneficiado com uma caixa de cadernos doados por expositores da Office Brasil Escolar.


Patrocínio

Dentro do segmento de promoção de eventos de negócios, a Francal Feiras é pioneira na implementação de projetos voltados à responsabilidade social empresarial. Há dez anos a promotora, por meio da Francal Cidadania, atrela ações de sustentabilidade e inclusão social a seu calendário.

Além dos resultados alcançados nas feiras de 2012. a Francal Cidadania manteve o patrocínio à ASPA - Associação de Pais e Amigos do Franca Basquetebol Clube, que realiza projetos de inclusão por meio do esporte. A entidade promove também ações de cunho social em hospitais, creches e APAEs de Franca/SP e Barueri/SP, e contribui diretamente com a Ação Fome Zero e com a Fundação Abrinq.

A área de responsabilidade socioambiental da Francal Feiras também deu andamento aos demais projetos de multiplicação de ações sociais de clientes, fornecedores e parceiros, e de bem-estar do público interno da empresa.





Data: 23/11/2012

Mais informações para imprensa:
Jota Silvestre / Mauro Braga
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com
55 (11) 5908-8214 | Ramais: 8214 e 8220
redacao.jota@ppagina.com / redacao.mauro@ppagina.com
Rua Loefgreen, 579
CEP 04040-030 – São Paulo (SP), Brasil
Novembro/2012